A história dos
fluoropolímeros Teflon®
Uma descoberta acidental
Uma descoberta acidental
A história do Teflon™ começou em 6 de abril de 1938. O Dr. Roy J. Plunkett trabalhava com gases relacionados a refrigerantes. Após analisar uma amostra congelada e comprimida de tetrafluoroetileno, ele e seus colaboradores fizeram uma descoberta inesperada: a amostra havia se polimerizado espontaneamente em um sólido branco e ceroso, formando politetrafluoroetileno (PTFE).
O PTFE é inerte a praticamente todos os produtos químicos e considerado o material mais escorregadio que existe, o que o torna uma das tecnologias mais valiosas e versáteis já inventadas. Muitos setores como: aeroespacial, comunicações, eletrônicos, processos industriais e arquitetura devem alguns de seus avanços significativos ao PTFE.
Desde seu registro em 1945, a marca Teflon™ se tornou uma marca conhecida, reconhecida mundialmente pelas propriedades antiaderentes superiores associadas ao seu uso como:
Revestimento em utensílios de cozinha
Repelente de sujeira e manchas para tecidos e produtos têxteis
Revestimento superior em ambientes de fabricação agressivos e produtos industriais
Os primeiros produtos Teflon™ foram vendidos comercialmente sob a marca registrada a partir de 1946.
Aplicações e inovações de produtos surgiram rapidamente.
Atualmente, a família de fluoropolímeros Teflon™ da Chemours consiste em:
- Revestimento em utensílios de cozinha
- Repelente de sujeira e manchas para tecidos e produtos têxteis
- Revestimento superior em ambientes de fabricação agressivos e produtos industriais
Cientistas descreveram a invenção do PTFE como "um exemplo de serendipidade, um lampejo de genialidade, um acidente de sorte até mesmo uma mistura dos três". Quaisquer que sejam as circunstâncias, uma coisa é certa: o PTFE revolucionou a indústria de plásticos e deu origem a aplicações ilimitadas que beneficiam a humanidade.
Comunidades científicas, acadêmicas e cívicas em todo o mundo reconheceram Plunkett por sua contribuição. Incluído no Hall da Fama do Plástico em 1973 e, em 1985, no Hall da Fama dos Inventores Nacionais, ele se juntou a cientistas e inovadores renomados como Thomas Edison, Louis Pasteur e os Irmãos Wright.
O espírito da invenção do Dr. Plunkett foi comemorado globalmente com o Prêmio Chemours Plunkett de inovação.
